Nossos Consultores de Treinamento ao Ar Livre e Lazer trabalham em parceria com sua empresa ou consultores externo, montando as atividades de campo que sua equipe precisa.
O treinamento empresarial ao ar livre – TEAL, conhecido como outdoor training, é uma forma de educação corporativa realizada em ambiente natural. Através de treinamento vivencial e experiencial dinâmicos são focados temas como trabalho em equipe, trabalho em time ou team building, liderança, cooperação, coaching, negociação, planejamento, criatividade, quebra de paradigmas ou simplesmente lazer, em formas descontraídas de desenvolvimento humano e profissional.
Principais temas do Treinamento ao Ar Livre
● Integração e melhoria do trabalho em equipe
● Motivação
● Liderança
● Teste das capacidades de indivíduos e grupos
● Rompimento de paradigmas
● Melhoria da percepção ambiental
● Desenvolvimento da criatividade
● Desenvolvimento de autoconfiança
● Desenvolvimento de controle emocional
● Lazer e integração
● Incentivo
● Proporcionar uma experiência marcante
● Entre outros.
Caminhada em equipes, orientada por uma planilha contendo diversos símbolos de indicação e exigência de tempo e velocidade para cada trecho. Para que a equipe se mantenha no tempo e não se perca, é necessário organização, papeis definidos, concentração e disciplina. Quando a equipe se perde, surge uma oportunidade para se vivenciar uma crise.
Caminhada a qual as equipes usam mapa e bússola para a navegação. Os participantes exercitam a tomada de decisões em conjunto.
Travessias entre árvores com segurança em pontes, tirolesas etc., em alturas de até 20 metros. A maneira como o grupo e os indivíduos lidam com emoções intensas pode ser trabalhado nesta atividade.
Existe uma grande diversidade de dinâmicas de grupo que podem ser aplicadas para trabalhar os temas mais variados, como comunicação, trabalho em equipe, soluções criativas, engajamento, liderança, integração, etc, complementando de forma estratégica as outras atividades.
Os participantes deverão prender os pés em 2 grandes tábuas chamadas esquizões e caminhar por uma área, desviando de obstáculos. Ponto forte é a liderança.
Simulação de batalha onde 2 equipes se enfrentam, com o objetivo de capturar uma bandeira e levar para sua base. As equipes efetuam disparos com bolas de tinta nos inimigos e precisam se proteger, desenvolvendo estratégias, assumindo riscos e trabalhando de forma coordenada em um ambiente competitivo.
O Treinamento Vivencial ou Experiencial consiste em um processo de aprendizado, onde os treinamentos são inseridos em um contexto lúdico, e onde os participantes passam pelo chamado C.A.V. – Ciclo de Aprendizagem Vivencial, onde devem sentir, observar, pensar e agir em relação a problemas propostos e situações encontradas.
As ferramentas comumente utilizadas para este fim são jogos e simulações envolvendo dinâmicas de grupos e atividades e esportes ao ar livre, inseridas em uma ambientação especialmente planejada e preparada para tratar de objetivos específicos.
Como o contexto é lúdico e o espaço físico e as relações pessoais propostas são diferentes das encontradas no ambiente de trabalho, muitas amarras psicológicas e bloqueios sociais perdem sua força, e os indivíduos podem abrir sua percepção a novos conceitos com menor resistência.
Além disso, quando o grupo e seus indivíduos atuam para a solução dos problemas propostos, emergem dificuldades e desafios que guardam correspondência com situações encontradas no dia-a-dia do trabalho, porém sem o peso da responsabilidade, da cobrança, e da rotina da vida real, que restringem o espaço para que sentimentos, percepções, ideias e visões essenciais para a solução dos problemas venham à tona.
Os facilitadores especializados que acompanham os participantes atuam então para que o grupo passe pelo ciclo do C.A.V. e:
● identifique suas próprias dificuldades e problemas com base na vivência lúdica;
● reflita sobre suas causas e conseqüências de forma mais transparente;
● relacione-os com a realidade concreta do trabalho;
● atue para transferir o conhecimento adquirido para solucionar as dificuldades e problemas reais do trabalho.
Este processo também tende a reforçar a identidade do grupo, pelo compartilhamento de problemas e soluções, além de permitir que os participantes se conheçam melhor como indivíduos e como grupo.
Briefing e Diagnóstico Inicial
Através de um briefing são definidos os objetivos e metas do trabalho em conjunto com o cliente ou seu consultor.
Proposta Diferenciada
Para cada cliente é desenvolvido um projeto personalizado, para se adequar às necessidades e características especificas.
Atividade de Campo
As atividades ao Ar Livre são conduzidas por monitores especializados e observadas por facilitadores. Os participantes podem ser fotografados durante a atividade para registro de seu comportamento e uso no processo de debriefing/feedback.
Debriefing/Feedback
Durante e ou após a atividade ao Ar Livre podem feitas devolutivas, de forma que os participantes possam reconhecer e trabalhar suas deficiências e potencializar suas capacidades.
Relatório
Quando necessário podem ser produzidos relatórios com diagnósticos individuais e ou de grupos, além de propostas de outros programas de treinamento ou intervenção.